Washington, 5 jul. (FSIS) – O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA/FSIS) divulgou, nesta quinta-feira, um alerta de saúde pública para o produto “Marketside linguine with beef meatballs and marinara sauce”, comercializado em lojas Walmart, devido à suspeita de contaminação por Listeria monocytogenes.
O alerta envolve bandejas plásticas transparentes de 2 onças com as seguintes indicações:
Consumidores que tenham o item armazenado devem descartá-lo imediatamente ou devolvê-lo ao ponto de venda.
De acordo com o USDA, um teste realizado pela empresa durante a investigação de um surto de listeriose em refeições de frango fettuccine Alfredo apresentou resultado positivo para a bactéria na porção de linguine. O recall dos pacotes de fettuccine foi anunciado em junho.
A infecção por Listeria monocytogenes pode provocar febre, calafrios, dores musculares, fadiga, náusea e diarreia. Pessoas idosas, imunocomprometidas, gestantes e recém-nascidos são mais vulneráveis.
Em grávidas, a doença pode resultar em aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro ou infecção grave do bebê. Casos em adultos mais velhos também podem evoluir para quadros graves.
Imagem: Brie Stimson FOXBusiness via foxbusiness.com
O tratamento é feito com antibióticos. Qualquer pessoa que apresente sintomas semelhantes aos da gripe até dois meses após possível exposição deve procurar atendimento médico.
O USDA ressalta que o produto não foi oficialmente recolhido porque já se acredita que não esteja mais disponível para compra. Mesmo assim, clientes que encontrem o item em seus congeladores são orientados a não consumi-lo.
A agência continuará monitorando o caso e fornecerá atualizações se necessário.