A Vale firmou parceria com a Wabtec Corporation para desenvolver motores capazes de operar com mistura de diesel e etanol nas locomotivas que circulam na Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Os estudos acontecem, inicialmente, em bancada de laboratório. O objetivo é criar um sistema dualfuel que permita substituir até 50% do diesel por etanol derivado de cana-de-açúcar ou milho. Os primeiros ensaios em via permanente estão previstos para 2028.
Segundo o vice-presidente de Operações da Vale, Carlos Medeiros, cada locomotiva terá dois tanques — um para cada combustível — e a combinação ocorrerá diretamente na câmara de combustão por meio de sistemas de injeção distintos.
Escolhida para a fase inicial, a Vitória a Minas liga Belo Horizonte (MG) a Cariacica (ES) e foi selecionada pela ampla distribuição de etanol no Sudeste. A ferrovia, somada à Estrada de Ferro Carajás, compõe uma malha de cerca de 2.000 quilômetros operada pela mineradora, única no país que transporta cargas e passageiros de forma regular.
A parceria entre Vale e Wabtec, iniciada em 1985, também inclui biodiesel. Em janeiro, a mineradora encomendou 50 locomotivas aptas a utilizar até 25% do biocombustível — 36 unidades para a Vitória a Minas e 14 para a Carajás. Os primeiros cinco veículos devem ser entregues no próximo ano pela fábrica da Wabtec em Contagem (MG).
Na Estrada de Ferro Carajás, ensaios de laboratório indicaram que os motores suportam misturas de até 50% de biodiesel, mas novos estudos serão necessários para confirmar o limite operacional.
Imagem: redir.folha.com.br
O presidente da Wabtec para a América Latina, Danilo Miyasato, destacou que o uso de etanol em locomotivas é inédito no setor ferroviário mundial e será testado na plataforma de motores Evolutions, projetada para combustíveis alternativos sem perda de eficiência, confiabilidade ou potência.
As iniciativas integram o programa de redução de emissões da Vale, que pretende cortar 33% dos gases de efeito estufa até 2030; o índice atual é de 27%. Medeiros acrescentou que a eficiência energética também passa por otimizar ciclos de viagem, diminuir frenagens e manter velocidades constantes.
Com sede em Pittsburgh (EUA), a Wabtec fornece equipamentos, sistemas digitais e serviços para ferrovias, além de atuar nos segmentos de mineração, marítimo e industrial.