São Paulo — A Ventura Foods iniciou o recolhimento de 3.556 caixas de molhos para salada comercializadas em todo o território norte-americano, incluindo unidades da Costco Food Court, Costco Service Deli e, segundo relatos, da rede Publix. A medida foi tomada após a identificação de pedaços de plástico preto, oriundos de material de jardinagem, no ingrediente de cebola granulada usado na produção.
O processo teve início em 6 de novembro e, em 4 de dezembro, foi classificado pela Food and Drug Administration (FDA) como Classe II, categoria aplicada a produtos que podem causar efeitos adversos temporários ou reversíveis, com baixa probabilidade de consequências graves à saúde.
Entre os itens afetados estão:
Sete redes varejistas, em 42 pontos de venda distribuídos por 27 estados, receberam os lotes contaminados. As unidades estão localizadas em Kentucky, New Hampshire, Carolina do Sul, Geórgia, Flórida, Minnesota, Michigan, Illinois, Maryland, Nova Jersey, Carolina do Norte, Wisconsin, Nebraska, Virgínia, Missouri, Louisiana, Pensilvânia, Indiana, Washington, Colorado, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Texas, Ohio, Dakota do Norte e Oregon. O produto também foi exportado, chegando a pelo menos um cliente na Costa Rica.
Em 7 de novembro, a Costco notificou seus membros sobre a retirada de saladas Caesar e sanduíches de frango que continham o molho contaminado. A Publix, segundo a imprensa norte-americana, também comercializou parte dos produtos afetados.
Imagem: Bonny Chu FOXBusiness via foxbusiness.com
A Ventura Foods informou ter iniciado um “sub-recolhimento” após ser avisada pelo fornecedor de cebola granulada sobre a presença de material estranho. A empresa declarou que trabalha junto a distribuidores e varejistas para separar e suspender a venda de todos os lotes comprometidos, reforçando que a segurança alimentar permanece como prioridade.
Consumidores que adquiriram qualquer um dos molhos listados devem interromper o consumo e descartar o produto ou procurar o ponto de venda para orientações de reembolso.