NOVA YORK, 14 de agosto – Os principais índices acionários dos Estados Unidos reduziram as perdas na tarde desta quinta-feira, depois de terem atingido as mínimas do dia em reação a dados de inflação ao produtor mais altos que o esperado.
Por volta de 12h (horário de Brasília), o S&P 500 recuava 0,04%, aos 6.463 pontos. O Nasdaq operava praticamente estável, aos 21.716 pontos, enquanto o Dow Jones cedia 0,23%, para 44.819 pontos.
O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu 0,9% em julho, muito acima da projeção de 0,2% dos economistas consultados pela Dow Jones. Em junho, o indicador havia mostrado estabilidade.
Apesar da surpresa negativa, os contratos futuros de fed funds continuavam atribuindo cerca de 93% de probabilidade a um corte de juros na reunião de setembro do Federal Reserve, segundo a ferramenta FedWatch da CME. Contudo, as apostas num corte de 0,50 ponto percentual foram totalmente descartadas.
Imagem: Getty Images via valorinveste.globo.com
De acordo com o economista Stephen Brown, da Capital Economics, o avanço inesperado no núcleo do PPI de julho foi influenciado principalmente por um aumento incomum nas margens de atacadistas e varejistas. Com isso, a estimativa para o núcleo do deflator de PCE permanece em 0,32% no mês, o que implica taxa anualizada de 3,2% em três meses, ante 2,7% anteriormente.
Para Brown, cerca de 0,1 ponto do resultado mensal está ligado ao salto nos preços de gestão de portfólio, fator que tende a limitar o impacto sobre a decisão do Fed em setembro. Ainda assim, o mercado de ações se ajusta após o susto inicial com os números de inflação.