![Modi recomenda volta ao trabalho remoto e outras medidas para economizar combustível na Índia 4 [Mercado Financeiro] Modi recomenda volta ao trabalho remoto e outras medidas para economizar combustível na Índia](https://traderiniciante.com.br/wp-content/uploads/2026/05/rss-featured-24194-1778462009.jpg)
Novo Déli – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, solicitou neste domingo (10) uma série de ações para conter a alta no consumo de combustíveis e preservar as reservas cambiais do país, pressionadas pelos preços internacionais de energia.
Entre as orientações, Modi destacou o retorno ao home office e a realização de reuniões online, práticas populares durante a pandemia de Covid-19. Segundo ele, a adoção dessas medidas reduziria significativamente a demanda por combustíveis fósseis.
O premiê pediu que a população recorra ao transporte público, como o metrô, e incentive o carona solidária sempre que possível. “Na situação atual, devemos dar grande ênfase à economia de divisas”, afirmou.
Modi solicitou que os indianos evitem a compra de ouro — metal tradicionalmente adquirido para casamentos — e que posterguem viagens internacionais não essenciais por pelo menos um ano, visando reduzir a saída de divisas.
Apesar da escalada global do petróleo, a Índia, terceiro maior importador e consumidor do recurso no mundo, não planeja aumentar os preços da gasolina e do diesel nos postos, informou o governo no fim do mês passado.
Imagem: redir.folha.com.br
O primeiro-ministro mencionou ainda a necessidade de moderar o uso de óleo de cozinha, classificando a iniciativa como “saudável e patriótica”. Aos agricultores, recomendou reduzir pela metade o uso de fertilizantes.
As propostas fazem parte de um pacote de orientações que o governo busca implementar para atenuar o impacto da crise energética mundial sobre a economia indiana.
Use as ferramentas gratuitas do Trader Iniciante para simular investimentos, acompanhar o Tesouro Direto e consultar resultados atualizados.






